Asdrúbal II - Veículos
Voce lembra do Asdrúbal? O Asdrúbal era aquele fulano fanático por “coisinhas” para se experimentar nos supermercados. Provava de tudo e fazia a esposa corar de vergonha.
Bem ,isso é outra estória.O fato é que de tanto criticarem esse hábito – a esposa,os filhos,os amigos mais chegados – o Asdrúbal melhorou.E para evitar a tentação,nem foi mais aos supermercados.Nair (Nair é esposa do Asdrúbal) nem acreditava e contava para todos os conhecidos que o marido era “um novo homem”.
Lógico que tipos como o nosso Asdrúbal não mudam assim da noite para o dia.E lentamente sua mente foi criando novas perspectivas,levando-o a uma nova fronteira de possibilidades.
E o Asdrúbal descobriu o TEST- DRIVE de veículos!
Cá entre nós...essa estória de testar automóvel ou motocicleta não funciona muito bem.Uma volta no quarteirão não consegue te dar uma idéia exata de como é aquele veículo,como se comporta em curvas ou mesmo acelerações...
Até porque ninguém vai “encher o pé” no acelerador em um carro emprestado por um desconhecido que também não é o dono do carro.E se eu bater? Quem paga a conta? Eu? E se eu for um Zé-Mané sem dinheiro até para o ônibus? Porque ninguém pergunta quem você é num test-drive;nem se a carteira de motorista está vencida ou se sequer tem a carteira!
O fato é que o Asdrúbal começou aos poucos.Foi na Fiat e testou um Palio:
_E ai,Sr? Gostou do Palio? Vamos fazer uma simulação de financiamento?
_Olha,na verdade eu estou com um pouco de pressa,responde o Asdrúbal,mas no sábado eu passo aqui com mais tempo!
Na semana seguinte foi um Fox,da Volkswagen.E na outra ainda,um Prisma da Chevrolet.
Mas aos poucos ele foi ficando mais ousado.Sexta-feira passada “pilotou” uma Zafira,e quase chorou de emoção quando o vendedor,empolgado,disse:
_Sr.,por favor sirva-se de um café espresso e umas bolachinhas.É lá no fim daquele corredor! Temos também uma sala com TV;por favor,fique à vontade!
E o Asdrúbal ficou.E como ficou!
Cinco cafezinhos e incontáveis bolachinhas depois...
_Rapaz...adorei o carro.Mas vou trazer minha esposa para conhecer porque...sabe como é...no final é a mulher que decide!
E de desculpa em desculpa,lá ia o Asdrúbal passeando no carro dos outros.
Até que ontem ele passou do conta e foi longe demais – entrou na concessionária da Hyundai e sapecou,todo empoado:
-Rapaz,eu estou interessado no Santa Fé.Posso fazer um test-drive?
O vendedor abriu um sorriso de orelha a orelha:
_É claro,Sr....Sr....
_Asdrúbal,meu jovem;Asdrúbal de Mello Pimenta!
_Claro Sr. Pimenta,quer dizer,Sr.Asdrúbal.Já conhece o carro? Agora ele tem inovações,novo motor de 285 cavalos,câmera de ré e...
O Asdrúbal nem escutava o vendedor.Estava encantado admirando o realmente belo Santa Fé.Preto,bancos de couro...um luxo só!
Finalmente entraram no veículo.O vendedor ao lado,o Asdrúbal no volante...
_Cadê a chave?
_Sr.,a partida é sem chave,basta apertar esse botão.
_Ah! E cadê o câmbio?
_Sr.,basta selecionar no câmbio automático e acelerar.É muito simples e prático.
_Entendi.Mas podiam colocar uma TV maior.Nessa telinha aí não se enxerga nada!
_Sr.,esta é a câmera de ré.Muito útil,por sinal.Então...vamos lá?
O Asdrúbal começou a perceber que tinha dado um passo maior do que a pernas.Porque ele não entendia nada dessas “tecnologias” modernas.Automóvel para ele tinha volante,câmbio manual,e três pedais embaixo.Ah! E um freio-de-mão!
Mas agora já era tarde.E não queria passar a vergonha de confessar sua inabilidade com a tecnologia.
Aos trancos conseguiu chegar à rua, e o potente motor já anunciava sua verdadeira raça.
Devagar,mas bem devagar mesmo,o Asdrúbal seguiu “pilotando” o imenso utilitário esportivo.Até que o vendedor cutucou:
_Pode pisar,Sr...sinta a força desse motor!
E ele pisou.Mas como todo mundo acostumado a ter uma embreagem e ter de acioná-la para reduzir a marcha e acelerar,o Asdrúbal pisou...no freio.Esqueceu que o carro tem câmbio automático;aliás,nem pensou nisso!
O estrondo foi mais um baque seco,mas do ocorrido todo mundo sabia.O carro de trás havia se chocado com o Santa Fé,que freou tão bruscamente quanto foi a “pisada” do Asdrúbal.
O vendedor desceu;o motorista do carro de trás saiu xingando;juntou gente...berra daqui,berra dali...
E o Asdrubal? Cadê ele?
Nem se fez de rogado.Ciente da besteira que havia feito,o Asdrúbal saiu de fino logo que o vendedor desceu do carro e, misturando-se à confusão se mandou rapidinho deixando o pobre vendedor com um “baita abacaxi” para descascar sozinho!
Agora o Asdrúbal está lá,bem quietinho vendo TV.Teve de confessar a besteira feita porque chegou em casa branco como um lençol e apavorado de que pudessem localizá-lo e cobrar o conserto do Santa Fé.
Jurou,mas jurou de pés juntos que nunca mais daria asas a essas manias esquisitas.
Na TV,o apresentador do comercial anunciava:
_Experimente a lavadora de pressão marca Ajax.Voce passa o dia com ela,usa como quiser e se não gostar,não precisa comprar.Mas temos certeza que você vai adorar a lavadora Ajax!!
_Nair...vou sair um pouquinho e volto logo!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário