Fiquei pensando na Dilma.É,cara eu penso nela.Quando era aquele pândego do Lula,eu nem lembrava dele.E quando acidentalmente eu o via na TV suspendia a próxima refeição para impedir azia...ou coisa pior (aquelas coisas que todo mundo prefere fazer “em casa”!).
Mas na Dilma eu penso.Penso que talvez esteja no Partido errado,no país errado;e com toda certeza acessorada por canalhas profissionais (é isso aí – CANALHAS – me processem,vocês me acham pelo IP.OK,a maioria dos parlamentares não sabe o que é IP.Mas seus advogados LARÁPIOS sabem – é isso aí,me processem pelo larápios também!)
Dizem injustamente que a Dilma é burra.Eu não sou petista – odeio o PT e seus tentáculos coorporativistas – mas a Dilma não é burra.
Mas ainda assim, Excelência,aceite modestamente minhas críticas quanto ao kit anti sei-lá- o-quê,já que não entendi a intenção real.
Temos problemas terríveis no ensino do país.Temos professores desmotivados,alunos que vão passar a manhã no half-piper que a própria Prefeitura construiu;temos merendeiras ganhando salários de fome e vocês querem que elas procurem “parasitas “na salada?
Computadores velhos,ideais comprados de profissionais que estão lá por manobras políticas e não por meritocracia!
As escolas se tornaram pontos onde seu filho pode ser assassinado,um professor esfaqueado,um funcionário espancado...e o ensino...que tal analisar as pérolas do ENEM (aquelas famosas burrices que assustam alunos do terceiro ano no E.F?
Sra,estão disponíveis na Internet!
Voltemos ao kit anti gay (mais fácil falar assim).Ou será pró-gay?
Quanto mais se falam em diferenças mais elas se intensificam.Estatuto de idoso,de adolescente,de afro-descendentes (negros,afinal – qual é o problema em ser negro ? Compensar a chibata do passado com esmola moral é vergonhoso!)
Estatuto da mulher,do índio,do deficiente (vale deficiência moral? Se valer,feche o Congresso já,por favor!)
Agora,muito em breve ...Estatuto gay.Mas vale para simpatizantes,bissexuais e o que mais?Provar que é índio é fácil;provar que é idoso ou adolescente também.Mas provar que é gay? Ou você dá um beijo no porteiro do Fórum (de língua) ou simplesmente agarra os peitos da pobre faxineira que,sem dúvida ,vai se assustar com o ocorrido.Ou confessa.Mas vale? Sou viado sim,assumo e tô disponível prá qualquer advogado bonitão!
Mas apesar do ridículo,Presidente...enquanto grupos específicicos da população sofrerem agressões fisicas ou morais de qualquer natureza ,cabe ao estado punir esses crimes sem considerar grupos étnicos, etários,sexuais ou qualquer outro que seja.Pela constituição ,somos todos iguais perante a Lei e o Direito.
Menos,é claro,políticos sujos,lobistas,caciques de partidos mentirosos e anarquistas que consideram invadir terras e destruir fazendas produtivas um ato “justiceiro”!
Aos quais,sinto muito,pela sua herança partidária,Vsa. Excia parece concordar!
Não temos,ainda,Jornada nas Estrelas.Mas,podemos audaciosamente viajar além dos limites do possível. É isso que fazem artistas,escritores,visionários e sonhadores.
28 maio 2011
26 maio 2011
PARA VOCE...um mero adeus...
Estou escrevendo pela última vez porque quero que entenda meus atos e meus posicionamentos.
Sei que não se importa com eles,mas se eu entendesse que tudo deve ser tratado sem o devido respeito e importância que tantos anos merecem,então “eu” não seria “eu”; seria você.
Não quero ser você...nunca!
Você não me magoou por querer ir embora.É uma direito e uma prerrogativa natural a cada ser humano que se considera livre.Embora eu desconheça os seus motivos,e embora não compreenda porque me deixou quando eu mais precisei de você;embora não entenda como pôde esquecer uma coisa simples como “jamais,apesar dos meus defeitos,disse um não aos seus apelos.”Ainda assim considero que a opção de ficar ou não com alguém é única e arbitrária...livre,como me referi antes.
Você me entristeceu sim,quando me mandou um recado grosseiro pedindo desculpas por ter esquecido de me ligar.Foi estúpido e desnecessário.Liguei várias vezes para você apenas para saber detalhes dos acontecimentos tão singulares e infelizes,mas você recusou-se a atender.Porquê?
Mas você me magoou demais,e de forma tola e infantil,como é típica sua,quando nem se importou em saber o que houve na última quinta-feira.
Talvez tenha se esquecido,mas me acompanhou durante todos esses meses,ressentiu-se por mim e me aconselhou várias vezes.Participou,coisa rara em você.
Entendo porque sofre.Entendo porque o destino da escrava Isaura e das fofocas estapafúrdias com as quais todos se divertem parecem ter sentido para você.Entendo que as pessoas escolham passar pela vida simplesmente rodando o pião do dia-a-dia,sem observar nada;sem acrescentar nada;procurando ser apenas nada!
Entendo e repudio.Viver não é isso...definitivamente!
Eu amei você com toda minha sinceridade e todo meu ser...inteiro e sómente seu.Amei com tanta paixão que morri de ciúmes inúmeras vezes,me agasalhei em seu ombro por momentos que desejei eternos...beijei você com todo o afeto que se pode beijar alguém,e cada beijo sempre foi,no minímo,tão bom quanto o anterior.
Hoje não sei se ainda gosto desse sentimento.Ainda amo você e,como disse,há sentimentos que duram uma vida inteira.Mas esse amor me maltrata,me afoga,e está transformando meu dia-a-dia em uma sucessão vazia entre o dormir e o acordar,e só querer que de novo isso aconteça – dormir e acordar.Estou me tratando,evidentemente sem as baboseiras anti-depressivas,mas com outras “porcarias”.Sei que esses remédios não podem mudar meus sentimentos,mas imerso que estou num túnel escuro,apenas torço para que eles possam me dar um suporte; e eu possa enxergar novamente qual caminho seguir.
Sinto falta de você...de nós;mais do que imagina.
E respeito esses anos todos porque aprendi muito com eles;aprendi muito com você.
Só sinto que me foi roubado algo precioso,que a esta altura da vida jamais recuperarei – confiança nas pessoas.A última coisa que desejo é gostar de alguém novamente!
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Te deixo com um trecho de um poema famoso,que aliás escutei brevemente outro dia.É mais ou menos assim:
“O Amor...bem,o amor não é aquela coisa que nos leva às alturas,e nos faz sentir que está no céu – isso,se chama avião!
O Amor não é aquela coisa que te deixa zonzo,sem saber o que fazer e quando faz,faz diferente do que queria – isso se chama bebida alcoólica.
O Amor não é aquela coisa que você põe para dentro quando está a fim,e quando cansa simplesmente põe para fora – isso se chama cachorro!
O Amor não é aquela coisa que você fere à faca,chora sobre ele e continua ali,ferindo – isso,se chama cebola.
O Amor não é aquela coisa que fica martelando,martelando...voce quer tirar da cabeça e não consegue – isso ,é enxaqueca!
O Amor não é aquela coisa incontrolável,que faz a gente cometer coisas loucas que logo depois esquece – isso se chama sexo.
O Amor não é dar,sem nada receber – isso se chama esmola.
O Amor não é receber,sem nada doar – isso,também é esmola.
O Amor não é uma coisa que cai do céu sem destino,e nos pega de surpresa meio que ao léu –isso,é cocô de pombo!
O Amor não é aquilo que te deixa sem ar,e parece que sufoca enquanto domina – isso, se chama crise de asma.
O Amor não é para sempre – para sempre,só o próprio Tempo.
O Amor,ah! O Amor...
O Amor não tem,nem precisa de definição.Ele precisa apenas ser vivido.
Donde talvez se conclua o que é afinal,o Amor.O Amor é Vida!
Se existe Amor em você,aproveite-o.”
Sempre amarei você R
Sei que não se importa com eles,mas se eu entendesse que tudo deve ser tratado sem o devido respeito e importância que tantos anos merecem,então “eu” não seria “eu”; seria você.
Não quero ser você...nunca!
Você não me magoou por querer ir embora.É uma direito e uma prerrogativa natural a cada ser humano que se considera livre.Embora eu desconheça os seus motivos,e embora não compreenda porque me deixou quando eu mais precisei de você;embora não entenda como pôde esquecer uma coisa simples como “jamais,apesar dos meus defeitos,disse um não aos seus apelos.”Ainda assim considero que a opção de ficar ou não com alguém é única e arbitrária...livre,como me referi antes.
Você me entristeceu sim,quando me mandou um recado grosseiro pedindo desculpas por ter esquecido de me ligar.Foi estúpido e desnecessário.Liguei várias vezes para você apenas para saber detalhes dos acontecimentos tão singulares e infelizes,mas você recusou-se a atender.Porquê?
Mas você me magoou demais,e de forma tola e infantil,como é típica sua,quando nem se importou em saber o que houve na última quinta-feira.
Talvez tenha se esquecido,mas me acompanhou durante todos esses meses,ressentiu-se por mim e me aconselhou várias vezes.Participou,coisa rara em você.
Entendo porque sofre.Entendo porque o destino da escrava Isaura e das fofocas estapafúrdias com as quais todos se divertem parecem ter sentido para você.Entendo que as pessoas escolham passar pela vida simplesmente rodando o pião do dia-a-dia,sem observar nada;sem acrescentar nada;procurando ser apenas nada!
Entendo e repudio.Viver não é isso...definitivamente!
Eu amei você com toda minha sinceridade e todo meu ser...inteiro e sómente seu.Amei com tanta paixão que morri de ciúmes inúmeras vezes,me agasalhei em seu ombro por momentos que desejei eternos...beijei você com todo o afeto que se pode beijar alguém,e cada beijo sempre foi,no minímo,tão bom quanto o anterior.
Hoje não sei se ainda gosto desse sentimento.Ainda amo você e,como disse,há sentimentos que duram uma vida inteira.Mas esse amor me maltrata,me afoga,e está transformando meu dia-a-dia em uma sucessão vazia entre o dormir e o acordar,e só querer que de novo isso aconteça – dormir e acordar.Estou me tratando,evidentemente sem as baboseiras anti-depressivas,mas com outras “porcarias”.Sei que esses remédios não podem mudar meus sentimentos,mas imerso que estou num túnel escuro,apenas torço para que eles possam me dar um suporte; e eu possa enxergar novamente qual caminho seguir.
Sinto falta de você...de nós;mais do que imagina.
E respeito esses anos todos porque aprendi muito com eles;aprendi muito com você.
Só sinto que me foi roubado algo precioso,que a esta altura da vida jamais recuperarei – confiança nas pessoas.A última coisa que desejo é gostar de alguém novamente!
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Te deixo com um trecho de um poema famoso,que aliás escutei brevemente outro dia.É mais ou menos assim:
“O Amor...bem,o amor não é aquela coisa que nos leva às alturas,e nos faz sentir que está no céu – isso,se chama avião!
O Amor não é aquela coisa que te deixa zonzo,sem saber o que fazer e quando faz,faz diferente do que queria – isso se chama bebida alcoólica.
O Amor não é aquela coisa que você põe para dentro quando está a fim,e quando cansa simplesmente põe para fora – isso se chama cachorro!
O Amor não é aquela coisa que você fere à faca,chora sobre ele e continua ali,ferindo – isso,se chama cebola.
O Amor não é aquela coisa que fica martelando,martelando...voce quer tirar da cabeça e não consegue – isso ,é enxaqueca!
O Amor não é aquela coisa incontrolável,que faz a gente cometer coisas loucas que logo depois esquece – isso se chama sexo.
O Amor não é dar,sem nada receber – isso se chama esmola.
O Amor não é receber,sem nada doar – isso,também é esmola.
O Amor não é uma coisa que cai do céu sem destino,e nos pega de surpresa meio que ao léu –isso,é cocô de pombo!
O Amor não é aquilo que te deixa sem ar,e parece que sufoca enquanto domina – isso, se chama crise de asma.
O Amor não é para sempre – para sempre,só o próprio Tempo.
O Amor,ah! O Amor...
O Amor não tem,nem precisa de definição.Ele precisa apenas ser vivido.
Donde talvez se conclua o que é afinal,o Amor.O Amor é Vida!
Se existe Amor em você,aproveite-o.”
Sempre amarei você R
Às vezes assusta!
Dias atrás vi uma manchete que dizia bem assim:
“Eis a nova Era do Conhecimento.Imagens de adolescentes fazendo sexo oral choca população de um pequena cidade gaúcha.”
As tais imagens foram feitas por celulares dos adolescentes,no caso um rapaz e sua girlfriend de 16 anos!Brigaram, e o canalhinha sapecou as fotos através de um sistema que nós,pais,não podemos controlar como fazemos com o “conteúdo da internet” – o bluetooth.
( Fica aqui uma dúvida: as fotos aparentemente são consensuais.Ele é o canalhinha?)
Sem falso moralismo – sexo não é feio!
Mas erotizar de forma quase pornográfica tão precocemente essa bela juventude brasileira não me parece muito...saudável!
Isso sem contar o fato de que a menina perdeu o emprego e a liberdade de ir e vir.
A menina,bem dito.O menino? Leva uma bronca;se for maior pode pegar uns seis meses de trabalho comunitário...mas menino é menino.É pegadô!É fodão! Menina não: é vaca,é sem-vergonha,e outros nomes que todo mundo sabe!
E pior: essa notícia,longe de ser “fresquinha”apenas retrata o que já vem acontecendo desde que colocaram um “olho” no PC - a webcam.
[Em tempo: uma conhecida fábrica de roupas femininas,no caso soutiens,queria lançar no mercado um peça dessas com enchimento,tipo bojo.Sabe para qual faixa etária? 5 anos!]
No mundo todo qualquer micreiro(a) meia-bôca consegue dar verdadeiros shows pornôs para o namorado,amiga ou pior,para desconhecidos!São jovens em sua maioria,e portanto muitas vezes não avaliam a seriedade e a periculosidade dessas ações.
Vai lá – digita no Goggle: teen webcam.Mas não se assuste se você tiver uma moral frágil,ou uma falsa moral,ou se for virgem aos 40 anos.Abra com cuidado!
Sei lá,isso não é protesto – é medo mesmo!E pergunto à nossa sociedade que criou esse sistema quase mágico:a Internet.Fazer o que?
Voce pode organizar atos terroristas na Internet.Fomentar diferenças raciais e religiosas;estimular o quarto Reich,clonar cartões de crédito e outras coisas mais.Tem até Wikileaks,que por sinal abalou as estruturas.
Voce pode ter blog,twiteer,tumbler...Facebook,MSN,Second Life (Prá que outra vida?Eu não dou conta desta!).Aí tem Vlog,Orkut,Meme...
Meu caro,ou cara...eu vivi trinta e tantos felizes anos sem nada disso,e não me lembro de alguém entrar em escola atirando feito louco em crianças indefesas.Ou ônibus incendiando,namorados se matando,crackolândias...
Me lembro de uma única “ândia” que eu sempre quis conhecer quando criança – a Disneylândia.Meu pai não podia dar-me esse luxo e, acredite,eu não o matei por isso!
Se eu gosto de computadores?Adoro!Estou aqui no meu onde trocamos algumas minutos diários com bastante fidelidade.Tenho um blog,troco meus e-mails e amo baixar filmes antigos .
Acho essa maquininha assombrosa.Mas será que não a tornamos ...poderosa demais?
R
“Eis a nova Era do Conhecimento.Imagens de adolescentes fazendo sexo oral choca população de um pequena cidade gaúcha.”
As tais imagens foram feitas por celulares dos adolescentes,no caso um rapaz e sua girlfriend de 16 anos!Brigaram, e o canalhinha sapecou as fotos através de um sistema que nós,pais,não podemos controlar como fazemos com o “conteúdo da internet” – o bluetooth.
( Fica aqui uma dúvida: as fotos aparentemente são consensuais.Ele é o canalhinha?)
Sem falso moralismo – sexo não é feio!
Mas erotizar de forma quase pornográfica tão precocemente essa bela juventude brasileira não me parece muito...saudável!
Isso sem contar o fato de que a menina perdeu o emprego e a liberdade de ir e vir.
A menina,bem dito.O menino? Leva uma bronca;se for maior pode pegar uns seis meses de trabalho comunitário...mas menino é menino.É pegadô!É fodão! Menina não: é vaca,é sem-vergonha,e outros nomes que todo mundo sabe!
E pior: essa notícia,longe de ser “fresquinha”apenas retrata o que já vem acontecendo desde que colocaram um “olho” no PC - a webcam.
[Em tempo: uma conhecida fábrica de roupas femininas,no caso soutiens,queria lançar no mercado um peça dessas com enchimento,tipo bojo.Sabe para qual faixa etária? 5 anos!]
No mundo todo qualquer micreiro(a) meia-bôca consegue dar verdadeiros shows pornôs para o namorado,amiga ou pior,para desconhecidos!São jovens em sua maioria,e portanto muitas vezes não avaliam a seriedade e a periculosidade dessas ações.
Vai lá – digita no Goggle: teen webcam.Mas não se assuste se você tiver uma moral frágil,ou uma falsa moral,ou se for virgem aos 40 anos.Abra com cuidado!
Sei lá,isso não é protesto – é medo mesmo!E pergunto à nossa sociedade que criou esse sistema quase mágico:a Internet.Fazer o que?
Voce pode organizar atos terroristas na Internet.Fomentar diferenças raciais e religiosas;estimular o quarto Reich,clonar cartões de crédito e outras coisas mais.Tem até Wikileaks,que por sinal abalou as estruturas.
Voce pode ter blog,twiteer,tumbler...Facebook,MSN,Second Life (Prá que outra vida?Eu não dou conta desta!).Aí tem Vlog,Orkut,Meme...
Meu caro,ou cara...eu vivi trinta e tantos felizes anos sem nada disso,e não me lembro de alguém entrar em escola atirando feito louco em crianças indefesas.Ou ônibus incendiando,namorados se matando,crackolândias...
Me lembro de uma única “ândia” que eu sempre quis conhecer quando criança – a Disneylândia.Meu pai não podia dar-me esse luxo e, acredite,eu não o matei por isso!
Se eu gosto de computadores?Adoro!Estou aqui no meu onde trocamos algumas minutos diários com bastante fidelidade.Tenho um blog,troco meus e-mails e amo baixar filmes antigos .
Acho essa maquininha assombrosa.Mas será que não a tornamos ...poderosa demais?
R
08 maio 2011
Domingão das mamis
Mas antes de mais nada quero mandar meus respeitos sinceros a todas as mães do planêta.A senhora aí em Cuzco,o filho embrulhadinho nas costas...Dona Baleia-azul- como é difícil amamentar algumas toneladas de bebê...A senhora aí no Araguaia;duas horas de chalana prá levar o petiz para a escola! E a mamãe orangotango,a mamãe elefante...a faxineira no trem que leva o filho na creche;aí pega o ônibus e vai puxar vassoura o dia todo sem ser sequer chamada pelo nome - é só a faxineira!Na volta novo ônibus,novo trem...tem de fazer o jantar logo porque o maridão bebaço tá chegando - quer jantar e dar uma rapidinha para poder roncar até de manhã...
Aí tem a mãe adotiva,aquela que não pariu mas ama mais do se tivesse ...a mãe de aluguel,a mãe emprestada,a avó que é mãe e vai por aí afora...
Aí tem a Mãe dos brasileiros (credo) que se diz Presidenta porque alguns irresponsáveis a elegeram (pelo menos é o que diz a tal "urna eletrônica" - mais fácil de fraudar do que colar chiclete na campainha só prá aporrinhar os vizinhos.)
Seja lá como for e para quem for -Feliz Dia das Mães!!!
UM CONTO DE PAIXÃO
Marilda o amava ,e muito.O amava tanto que foi capaz de se casar com ele.É que Roberto não era exatamente o marido ideal.Era um bom sujeito;bom amigo,bom filho...alcoólatra.Roberto se orgulhava de beber desde os doze anos de idade.Bebia tanto que diziam que estava “curtido”pois nem resfriado ele contraía.
Dezenas de vezes Roberto pagara caro pelo seu hábito deselegante.Brigas,vexames,compromissos esquecidos;além das depressões quando,eventualmente,a bebida faltava-lhe.Sem contar os bons empregos que já havia perdido.Mas mesmo assim Marilda o amava.E dizia ,rindo feliz:
_Vou me casar com Roberto,e nunca mais ele passará uma noite só,buscando companhia no álcool.Ele bebe muito porque se sente sózinho!
Marilda ,que já era a essa altura uma das poucas pessoas próximas de Roberto,tanto fez que literalmente,carregou-o para o altar.E quando trocaram o beijo cerimonial,ela sussurrou baixinho:
_Nunca mais voce passará uma noite sequer sózinho.Te amo! E o Roberto,completamente grogue ,assentiu com a cabeça e começou a chorar,como todo bom bêbado emocionado.
__________________________________________________________
O tempo passou.O casal ,contráriamente ao esperado,tocava sua vida como podia, e
apesar dos problemas,bem.Roberto tinha um novo emprego,desses que um dos últimos
amigos nos arranja quando estamos desesperados.Era um serviço pesado,quase grosseiro,mas mantinha-o ocupado o tempo suficiente para esquecer um pouco a bebida.
Tão logo porém saísse do trabalho,lá estava Roberto polindo com os cotovelos os balcões desgastados dos seus redutos habituais,todos bares de péssima frequência e pouca higiene.
Saía lá pelas altas horas da noite,e caminhava sem pressa ,maldizendo em voz alta seu patrão,sua esposa,seu vizinho...seu destino.
Chegava em casa sempre ruidosamente e encontrava,dormindo em frente à T.V.,as formas suaves de Marilda,que acordava,escutava alguns maus-tratos e depois de servir o jantar simples,deitava a cabeça de Roberto no colo e esperava que dormisse,quando então também se recolhia.
Algumas vezes Roberto despertava no meio da noite e procurava Marilda.Se tivesse bebido muito,começava a contar suas mazelas que ela já conhecia de cor,e finalmente encerrava a noite chorando como criança.Marilda,enternecida,penteava com os dedos seus cabelos e dizia,bem baixinho:
_Voce nunca mais ficará sózinho,eu juro...
Outras vezes ,tendo bebido menos,Roberto acariciava brevemente a esposa e depois fazia amor com ela;ruidosamente como um alce,o álcool embaraçando os sentidos e o prazer.Marilda,sempre serena ,dirigia seus movimentos sem que ele percebesse,e na maioria das vezes,o sono o vencia ainda dentro dela.Ela olhava o corpo cansado,suando como uma usina,e o afastava constrangida.Era a única vez em que,antes de dormir,chorava.
____________________________________________________________________
A bebida ficava mais saborosa a cada dia que passava.Roberto perdera de novo seu
emprego,e o álcool parecia excelente para esquecer .Vendeu alguns presentes do casamento e converteu-os rápidamente em pesadelos engarrafados.Marilda trabalhava dobrado,fazendo horas extras no trabalho e lavando roupa para os vizinhos.
A vida foi piorando,até porque Roberto jamais encontraria outra alma boa que lhe desse mais uma chance.
As idas e vindas ao bar tornaram-se um sistema de vida.Sózinho em casa o dia inteiro,o tédio roendo o pouco bom-senso que lhe restava,Roberto abria e fechava o bar com mais pontualidade que o próprio dono.
As discussões entre o casal ,ele sempre misturando ofensas ,depressões e aguardente,começaram a se tornar diárias,Marilda cansada de corpo e de alma.Ainda assim,na cama à noite,Marilda perdoava o destino e abraçava,desesperançada,o marido bafejante:
_ Estamos passando maus pedaços,meu querido.Mas tudo vai melhorar,tem de melhorar.
Logo,logo,iremos dar risada desses tempos.Sem dinheiro,eu sei .Sem emprego,também sei; sem destino...não sei não,mas não deixo a peteca cair...
E foi assim,sem peteca,sem certeza,até que num dia:
_Eu tô chegando,num tá vendo,ô tonta...tô que tô...sô mais aqui que em qualquer lugar; num escuta não? Eu já sei de tudo,viu?
Marilda acordou ,assustada e sem reconhecer seu cotidiano.Abriu os olhos colados e percebeu,na sombra que vinha do corredor,o marido irado.Levantou de sopetão e,olhos estalados,esperou o companheiro e seu arsenal costumeiro de ofensas .O marido chegou e portava ,sem cerimônia,uma pistola sem brilho e sem dono,dessas que ,meses atrás,pertenciam a garotos ricos com pais militares ou a assaltantes drogados com pais desconhecidos.
A arma chegou disparando.Uma,duas vezes e ,na terceira,Marilda despencava do mundo e batia o queixo contraído no assoalho quase podre.Sangue e destino,violência crua,Marilda ali,morta e sem razão para tal,vitíma sem causa ;abandono e medo...
________________________________________________________________
A noite que presenciou o crime se foi.A manhã chegou inexorável e cobrou dos olhos de Roberto um porque plausível.Não havia.Roberto ,apavorado ,pensava em se livrar do corpo incriminante e da arma assassina.O corpo ,achava,jogaria na represa próxima.A arma ,enterraria num buraco qualquer e de resto fingiria que a mulher o abandonara.Afinal ,motivos não lhe faltavam.
O álcool,tingindo-lhe os sentidos,faziam-no ver coisas onde não havia,ouvia sons estranhos e pessoas que jamais haviam existido.Mas ,ainda assim,dominado pelo pavor e pelos maus instintos,embrulhou a esposa num velho cobertor surrado e,amarrando-a descuidadamente,começou a pensar em como a retiraria de casa.
Sentou sem vontade no velho sofá e começou a relembrar a noite anterior.Lembrou que estava lá,no bar,e que dois estranhos começaram a conversar com ele,perguntando coisas sobre o bairro e sobre os costumes das pessoas...puxa vida,as pessoas conhecidas e quem sabe,amigas.
Roberto não falou nada,mas acabou comprando uma pistola velha e negra como o balcão do bar.
A pistola,disseram os dois ,estava carregada e por isso era um pouco mais cara.E Roberto,sem sequer pensar ,comprou a arma e pagou,na hora,com o dinheiro obtido de um belo faqueiro que seu irmão dera de presente de casamento.
A arma fez Roberto sentir-se forte.Achava que a mulher o enganava;afinal não o aceitava a pelo menos tres semanas.Seu desejo infantil,aliado à coragem voluptuosa da bebida ,o fizeram taxar sua mulher como algo menos do que correto.Raivoso,Roberto entrou em casa e,sem sequer perguntar a quem interessaria essa bobagem,tirou a limpo a vergonha e a macheza.Matou não sem dó;matou sem motivo...
Sua ignorância agora era seu pior algoz.Sem possibilidade de remover o corpo nessa altura frio e enrijecido ,largou-o na cozinha,e entregou-se novamente à bebida e seus fascínios.Por medo, resolveu dormir na sala.Não mais adentrou à cozinha que,a essa altura,trinta e seis horas depois do ocorrido,cheirava a um frigorífico sem geladeira e sem dono.Pensava nos vizinhos e se porventura tinham escutado os tiros.Provávelmente sim,mas tiros,naquele bairro eram comuns e quem os escutava preferia fingir que não o tinha feito.
Roberto,esquecido em algo que beirava demência e embriaguez,às vezes sentava ao lado do corpo embrulhado e chorava,aos soluços como uma criança,e sómente o odor cáustico o afastava para outro aposento...para outro pesadelo acordado...
___________________________________________________________________
Seis dias se passaram e nesse período,Roberto não comeu .Mal bebeu algo senão o conteúdo dos seus garrafões que,religiosamente,conservava em casa.Marilda,ainda envolta no cobertor,era um corpo inchado e destilando coisas que nem mesmo Roberto suportava.A casa,antes habitável,era um antro fétido e macabro,os insetos povoando as paredes e se aglutinando nas esquinas dos quartos.
Na noite do sexto dia,Roberto,bêbado como nunca,deitou-se no quarto que antes era do casal e,quase desacordado,escutou ruídos na sala.Pensando estar ouvindo mais um fantasma etílico,riu sem vontade e virou-se,infeliz,contra a parede.Os ruídos viraram passos abafados e ,sem anunciar-se,pele enregelada encostou em Roberto e forçou para baixo o colchão barato.Roberto,agora sim amedrontado,sugou o ar à sua volta e sentiu o odor acre da morte.Marilda estava ali, ,olhando para ele com as órbitas vazias,cheirando a loucura,o hálito telúrico pedindo justiça sem som.
A voz embargada,Roberto teve certeza de que aquilo não era efeito da bebida. A urina descontrolada escorreu quente pelo colchão e Marilda,lábios quase imóveis,real como nunca,murmurou:
_Voce nunca mais vai ficar sózinho...eu juro...eu juro...eu juro...eu juro ...
E num último beijo,sómente dentes soltos caindo no chão ousaram desafiar o silêncio horripilante...
R 17/06/98
06 maio 2011
Solidão 23/01/2...
A solidão é estranha.
Não dói,mas lembra-nos constantemente de sua existência,como dentes que precisam ser escovados .
Acendo as luzes do corredor e este me parece tão longo quanto o tempo,e às vezes levo anos para chegar à cozinha.
A solidão é uma arma branca apontada para o coração ,mas que confunde a mente e exaure os sentidos.
Nas noites em que ela se deita ao meu lado,seus carinhos secos roubam meu sono,e remetem minha visão a um teto gelado que,estranhamente,assume a função de painel onde desfilam lembranças e perguntas...principalmente perguntas...
A noite passa tão rápida quanto pode ser o vazio dessas perguntas sem respostas,e dessa angústia quase amiga.
O tempo...ah!O tempo...
Me olho longamente no espelho,e o tempo pára por uns breves instantes.Rugas novas me lembram que o tempo está fazendo seu trabalho,acontecendo à revelia dos meus sonhos não realizados...e quantos eles são...e como eram bons e leves quando eram possíveis.
Me lembro de um trecho de Henry Thoreau,que diz:
“ O mundo inteiro em que habitamos não é mais do que um ponto no espaço.
A que distância acreditais que moram os habitantes daquela estrela distante,e que nossas técnicas não nos permite mensurar ?
Por que haveria eu de me sentir só ? Não está nosso planeta na imensa Via-Láctea ??!
Qualquer pergunta que me colocais não parece,na verdade,importante.
Que tipo de espaço é o que separa os homens de seus semelhantes e o torna solitário ?
Descobri que nenhum movimento das pernas pode aproximar uma mente da outra.
Afinal, preferimos viver perto ? Mas... perto de quê ? ”
Quem sabe grande parte do amargor que às vezes brota de nossas palavras e atos derivem da solidão; e talvez essa mesma solidão seja uma constante muito maior do que supomos,para nós e para todas as mentes pensantes.
O homem é um ser naturalmente solitário.Seu intelecto o isola,na medida em que cada ser humano é único,e vê o mundo à sua própria maneira.
Solidão e tempo...irmãos e oponentes...completitude compulsória...
Tempo,espelhos e solidão...eis o fogo no qual ardemos...
R
Não dói,mas lembra-nos constantemente de sua existência,como dentes que precisam ser escovados .
Acendo as luzes do corredor e este me parece tão longo quanto o tempo,e às vezes levo anos para chegar à cozinha.
A solidão é uma arma branca apontada para o coração ,mas que confunde a mente e exaure os sentidos.
Nas noites em que ela se deita ao meu lado,seus carinhos secos roubam meu sono,e remetem minha visão a um teto gelado que,estranhamente,assume a função de painel onde desfilam lembranças e perguntas...principalmente perguntas...
A noite passa tão rápida quanto pode ser o vazio dessas perguntas sem respostas,e dessa angústia quase amiga.
O tempo...ah!O tempo...
Me olho longamente no espelho,e o tempo pára por uns breves instantes.Rugas novas me lembram que o tempo está fazendo seu trabalho,acontecendo à revelia dos meus sonhos não realizados...e quantos eles são...e como eram bons e leves quando eram possíveis.
Me lembro de um trecho de Henry Thoreau,que diz:
“ O mundo inteiro em que habitamos não é mais do que um ponto no espaço.
A que distância acreditais que moram os habitantes daquela estrela distante,e que nossas técnicas não nos permite mensurar ?
Por que haveria eu de me sentir só ? Não está nosso planeta na imensa Via-Láctea ??!
Qualquer pergunta que me colocais não parece,na verdade,importante.
Que tipo de espaço é o que separa os homens de seus semelhantes e o torna solitário ?
Descobri que nenhum movimento das pernas pode aproximar uma mente da outra.
Afinal, preferimos viver perto ? Mas... perto de quê ? ”
Quem sabe grande parte do amargor que às vezes brota de nossas palavras e atos derivem da solidão; e talvez essa mesma solidão seja uma constante muito maior do que supomos,para nós e para todas as mentes pensantes.
O homem é um ser naturalmente solitário.Seu intelecto o isola,na medida em que cada ser humano é único,e vê o mundo à sua própria maneira.
Solidão e tempo...irmãos e oponentes...completitude compulsória...
Tempo,espelhos e solidão...eis o fogo no qual ardemos...
R
Assinar:
Comentários (Atom)
